Conforme os tempos passam e a tecnologia evolui, vemos muitas coisas virarem tendência, e estar em todas as mãos por aí. Vimos isso acontecer com as caixas de som da JBL, vimos acontecer com os computadores com luzes RGB, e estamos vendo acontecer com as impressoras, com a impressora portátil Xiaomi.
E não dá nem para dizer que essa é uma moda que está nascendo agora, mas sim renascendo das cinzas, assim como costuma ser quando falamos de moda. Isso porque se pensarmos bem, era assim no começo de tudo.
As fotos eram reveladas rapidamente, às vezes na mesma hora, mas tinham a qualidade limitada. Depois o processo de revelação de uma foto se tornou complexo e longo para garantir uma melhora na imagem, e aí chegamos na era digital onde revelar uma foto quase se tornou um ato obsoleto.
Mas note que o que nos separava de estarmos sempre revelando nossas fotos em tempo real era uma tecnologia que permitia que isso fosse feito com qualidade. Já que é para revelar, você quer uma foto que dure a vida toda, seja para pôr em um quadro, um álbum ou até fazer uma colagem.
Para muitos, esse momento chegou, e com isso a moda de estar tirando foto e já as imprimindo vai pegar fortemente. Isso porque as impressoras portáteis estão cada vez mais em evidência, e hoje estamos aqui para falar especificamente de uma.
Uma que vem de uma marca já conhecida das pessoas, e que a cada dia ganha mais evidência em basicamente tudo que lança. Estamos falando da Xiaomi e sua Mijia Photo Printer
.
Conheça a impressora portátil Xiaomi
A Xiaomi vem cada dia mais crescendo, e podemos dizer que ela ganhou mercado por bater de frente com marcas gigantes como Samsung e Apple, principalmente nos smartphones.
O seu diferencial era oferecer aparelhos que, podem até não ser tão bons quanto os de seus rivais, mas ainda eram muito bons e ainda por cima por valores bem mais acessíveis que os já citados. E isso se espalhou pelo resto de seus produtos.
Então a questão que fica é: o Mijia Photo Printer conseguiu repetir o sucesso de seus outros produtos? Hoje vamos fazer uma análise completa para responder essa questão. Vamos falar de seus pontos positivos e negativos, para então finalmente podermos dar uma resposta definitiva.
Não vamos apenas dizer se ele é bom ou não, vamos também responder para quem a impressora portátil Xiaomi é boa, quais as demandas que ela atende para ter certeza de que você não vai fazer uma compra errada.
Sem mais delongas então, vamos com a nossa análise da impressora portátil Xiaomi, leia até o final antes de fazer a sua compra.
Mijia Photo Printer
O Mijia Photo Printer é um produto que já tem alguns anos, mas que tem ganhando mais popularidade conforme as impressoras portáteis estão ganhando mais espaço no mercado. Ele pode até não ser a primeira impressora portátil com a qual a Xiaomi trabalhou, afinal, a marca já investiu em outras empresas que trabalham com algo do tipo, mas é a primeira lançada diretamente pela marca Chinesa.
O intuito era lançar alguma coisa que pudesse bater de frente na qualidade, mas mantivesse um preço acessível às pessoas. O que se formos comparar os preços é uma estratégia boa, uma vez que enquanto as impressoras portáteis custam em média mais de mil reais, essa pode ser encontrada por menos de R$500.
Mas não necessariamente o que é mais barato tem o melhor custo benefício, um bom produto precisa ser julgado por o que ele entrega, comparado a quanto ele custa, então vamos falar mais um pouco especificamente sobre o que ele entrega.
Design
Começando então pelo seu design, é um ponto que realmente pode agradar a muitos. A impressora portátil Xiaomi levou a sério o conceito de portátil, e isso fica muito claro quando você vê de perto esse pequeno dispositivo.
São apenas 0,87 x 8,66 x 3,15 cm, e aproximadamente 30 gramas, ou seja, praticamente uma calculadora em formato de impressora. Fazendo com que você possa literalmente transportá-la em um bolso, sem nem ao menos precisar de uma mochila ou algo do tipo.
O seu visual é simples, minimalista, e uma pessoa desavisada pode inclusive pensar que é um carregador portátil. O seu tamanho deixa bem claro que ela não é o tipo de impressora que poderia usar tinta, e segue a mesma linha de impressoras térmicas.
É de impressionar que algo tão pequeno consigua imprimir com tanta qualidade, uma vez que se olharmos o design de outras impressoras portáteis, as melhores tendem a ser um pouco maiores.
A da HP por exemplo parece um modem de internet, e mesmo as que são específicas para fotos como a da Kodak é maior chegando a poder ter o encaixe de um celular, mas no caso da impressora portátil Xiaomi é ainda menor que um celular.
Se você gosta do visual minimalista e quer realmente algo para levar para qualquer lugar sem precisar de uma bolsa ou algo do tipo, dificilmente você daria uma nota menor que 10 para esse quesito. Definitivamente um design bem trabalhado pela marca, com talvez a melhor portabilidade dentre os concorrentes de mercado.
Tecnologia
Vamos agora falar da tecnologia que vem com a impressora portátil Xiaomi, algo que é importante para um produto que precisa ser utilizado na rua a qualquer momento. A sua conexão é basicamente bluetooth, o que pode até incomodar algumas pessoas.
Isso não significa que a conexão não seja boa, ela de fato é estável e não fica caindo a todo momento para que você precise ficar conectando, no entanto, se por algum acaso o seu celular estiver com problemas de conexão, você não terá a opção de fazer uma conexão via cabo.
Ainda sobre a parte da conexão, a impressora possui um aplicativo próprio, que você pode baixar tanto através do seu IOS quanto também do seu Android. O aplicativo se chama Mi Home, e ele traz consigo uma série de recursos muito úteis.
Não é apenas imprimir, através do app você pode editar as suas fotos, aplicando molduras, filtros e muito mais. Ele facilita a sua vida e permite que você faça tudo através de um único aplicativo, assim você não precisa ficar exportando a imagem por diversas pastas do seu celular.
O aparelho permite que você troque as folhas para impressão de forma muito simples, sem o risco de você danificar o produto, algo que pode ser feito onde quer que você esteja sem utilizar qualquer ferramenta, o que é mais um ponto positivo, e que ajuda na sua portabilidade.
Ele possui apenas um botão, então tudo é feito de forma digital nele, o que mostra o foco que a marca teve para transformá-lo em um símbolo de modernidade dentro do mercado.
Por fim, as suas impressões são muito boas. Vamos nos aprofundar nelas daqui a pouco, mas tecnologicamente falando, ela de temperatura para fazer suas imagens ficarem perfeitas, e faz muito bem.
Por conta disso ela não trava e não corre o risco de borrar nada. Existem outras marcas que utilizam essa tecnologia, mas acabam não fazendo da maneira correta, com imagens se desgastando rapidamente depois. Esse não é o caso, e o seu nível de modernidade vai entregar para você algo durável. Uma nota 9 para a tecnologia do produto.
Qualidade de impressão
Agora sim podemos falar de forma mais profunda sobre a qualidade que a impressora portátil Xiaomi entrega. Como dissemos, as impressoras térmicas estão ganhando cada vez mais mercado, e um dos motivos é porque, além de ser mais leve e mais barato imprimir dessa maneira, a qualidade final das fotos é melhor.
Quem nunca sofreu com uma impressão que, por causa de um dedo, um vento ou qualquer coisa simples assim, não acabou borrando, e precisou refazer a impressão. Até por conta disso o futuro das impressões, mesmo das impressoras comuns de escritório, é partir para o térmico.
E isso estamos falando de folhas normais, quando o assunto são fotos, tudo fica mais específico. As pessoas não tendem a imprimir fotos em impressoras normais, porque elas não ficam duráveis. Mas no caso da impressora portátil Xiaomi, as impressões são pensadas especificamente para fotos.
Tanto é que ela imprime com 300 DPI de qualidade e ainda permite que a foto seja colocada em algum lugar que você quiser seja um scrapbook, um álbum, um mural, o que você quiser.
Por conta disso é um tipo de produto perfeito para quem gosta de colecionar fotos, fazer arte com elas e usá-las das formas mais criativas possíveis.
Outro recurso bem interessante que você pode usar através do aplicativo, é o de registrar momentos de vídeo. Você pode acessar um vídeo da sua galeria pelo celular através do aplicativo, e paralisar algum momento para transformar em foto.
É quase como se fosse um print, mas, com o diferencial de que o aplicativo vai deixar a qualidade melhor. Se você simplesmente parar um vídeo e tirar um print, é bem possível que exista uma perda considerável de qualidade, no entanto no caso da impressora portátil Xiaomi é possível manter e fazer uma impressão perfeita de um momento congelado no tempo.
Uma coisa importante de se dizer é que as impressões são coloridas, e não só isso, com cores extremamente vivas. As primeiras impressoras portáteis costumavam apenas imprimir na cor preta, e era usado para fazer desenhos, lembretes e coisas do tipo, mas nesse caso, você vai ter a sua imagem perfeitamente impressa. Uma nota 10 também.
Veredito
E agora que falamos dos principais pontos do produto, é hora de dizer se ele realmente é bom, e quem é o público alvo específico da impressora portátil Xiaomi. E devemos dizer que, em tudo o que ela se propõe a fazer, ela é muito boa.
A sua parte de conexão falha um pouco por não ter a opção de ser via cabo caso seja necessário, e isso pode gerar algumas limitações, mas que não são diretamente um problema da empresa, já que a sua conexão bluetooth é estável e poderosa, mas podemos dizer que peca na diversidade de opções.
Também precisamos lembrar que ela não é uma impressora para questões de empresa, se você quer imprimir contratos, PDFs e literalmente qualquer coisa que não seja uma foto, existem outras marcas no mercado que fazem isso para você.
Você só vai comprar a impressora portátil Xiaomi se você quer algo que possa ser levado com você para a praia, para um show, para as suas viagens, a fim de registrar de forma física os melhores momentos que você viver.
É um produto que visa a diversão, e que vai permitir que você faça arte com as suas fotos, talvez possa até presentear alguém que você ama com uma foto.
Para quem é mais nostálgico, ela vai também trazer lembranças das polaroides, por exemplo, que também revelavam uma imagem em tempo real. Com as opções de edições, você pode até fazer com que as impressões se pareçam mais com esse estilo.
O seu preço é bem atrativo, e está bem abaixo das suas concorrentes que oferecem algo similar. Como disse, ela não oferece a maior qualidade possível que você pode encontrar no mercado, mas ela perde bem pouco e em compensação chega a custar metade do preço, às vezes ainda menos.
Então se o que você quer é custo benefício, seja para uma impressora de entrada, ou mesmo para dar um presente especial para alguém, ela definitivamente é a escolha certa, e você pode comprar sem medo.
E agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre a impressora portátil Xiaomi, é hora de refletir se ela entrega tudo o que você precisa, e se realmente vai ser ela que você vai escolher. E o mais importante é que você já sabe que, se escolher ela, vai estar fazendo uma compra sem erro e que você não vai se arrepender.
Sobre o Autor
0 Comentários